Muitas pessoas não sabem, mas a prática de atividade física é uma proposta muito importante e que está totalmente relacionada à nossa saúde emocional. Os exercícios físicos podem sim influenciar o nosso bem-estar emocional e ainda se mostrarem como aliados poderosos para o tratamento de problemas psicológicos diversos, tais como o estresse, a ansiedade, a depressão, o pânico, entre outros.

Você verá nesse post alguns dos principais benefícios da prática de atividade física para a sua saúde emocional. Leia e aproveite para incluir os exercícios na sua rotina!

1. Estimule a ação do hormônio da alegria

Um hormônio natural (ou seja, produzido pelo nosso corpo), chamado endorfina, é conhecido como o hormônio da alegria. A endorfina é liberada durante a prática de atividade física e é ela que proporciona aquela sensação de bem-estar e de contentamento (daí o “seu apelido” visto acima).

Quando os níveis de endorfina são aumentados, o resultado é a diminuição do estresse, o alívio das tensões, a redução do mau humor e até mesmo o melhor controle da ansiedade. Esses são pontos cruciais para melhorar nossos sentimentos e atitudes ao longo de um dia.

2. A prática de atividade física influencia na saúde emocional de pacientes com depressão

Quem tem a vida sedentária, devido aos baixos níveis da endorfina, apresenta mais tendência a desenvolver depressão. Por isso, a prática de atividade física pode ser associada no tratamento de pacientes com esse mal tão grave e danoso para a vida.

Os exercícios, quando associados à apropriada terapia, promovem maior saúde emocional, de forma que aceleram o tratamento dos pacientes com depressão. Em alguns casos, até mesmo o uso de medicamentos poderá ser reduzido ou eliminado.

3. É uma forma de aumentar a sua autoestima

Quem pratica qualquer tipo de atividade física tem chance de sair da sua zona de conforto, pois está prestes a cumprir a superação de obstáculos a cada desafio que se propõe. Essa superação das barreiras aumenta a confiança das pessoas, o que é ótimo para reconstruir (ou levantar) a autoestima.

Além disso, as atividades físicas mudam o nosso corpo visivelmente. As modificações no shape corporal podem fazer com que os praticantes se sintam mais à vontade com a própria aparência. Sobretudo, aquelas pessoas que já buscam a atividade física também com objetivos estéticos.

4. Melhora a memória e o raciocínio

Outro ponto interessante que relaciona a saúde emocional com as atividades físicas é no que se refere à nossa memória e ao raciocínio. O quanto nos aborrece quando esquecemos de coisas que, muitas vezes, eram importantes? O quanto o raciocínio lento nos atrapalha nas tomadas de decisões que precisamos fazer durante o dia?

Isso pode ser melhorado devido ao aumento da produção de células do hipocampo, essencial para a aprendizagem de algo novo, e ainda para a memória. Apenas 30 minutos de exercícios diários podem aumentar sua capacidade mental e a velocidade de memorização por meio de novas conexões neurais.

5. O aumento da disposição nos deixa mais produtivos

Se a atividade física nos deixa mais motivados e bem-dispostos, é óbvio que realizar as nossas funções no dia a dia consequentemente será mais fácil. Isso faz com que sejamos mais ativos em nossa rotina.

Vamos exibir mais energia e evitar sintomas desagradáveis, como a sonolência e a lentidão, que atrapalham bastante a vida de quem trabalha ou estuda.

Gostou de conhecer tantos benefícios? O que acha de iniciar agora mesmo com a prática de uma atividade física? Solicite um contato com a nossa equipe e não deixe para depois a realidade de uma vida saudável!