A importância da boa alimentação ninguém duvida, mas vai muito além, existe uma relação direta entre nutrição, saúde e bem-estar físico e mental do indivíduo.
As pesquisas comprovam que uma boa alimentação tem papel fundamental na prevenção e tratamento de doenças. Há milhares de anos, Hipócrates já afirmava: “que teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja teu alimento”. É isso mesmo! O equilíbrio na dieta é um dos motivos que permitiu ao homem ter vida mais longa.
Hoje em dia é muito comum a preocupação com dieta equilibrada. Mas saiba que dieta equilibrada ou balanceada é o mesmo que alimentação saudável. E, pode sim ser fácil de fazer. Não é porque a nutricionista que fez o cardápio que será monótono, ou sem graça, pelo contrário o cardápio ou dieta podem ser muito saboroso e nutritivo.
O profissional ideal e habilitado para orientar nessa decisão é o nutricionista e mais, te apresentará alimentos que tem tudo haver com seus objetivos e necessidades, totalmente personalizado.
Para facilitar o entendimento, poderemos dividir a alimentação saudável em três princípios básicos:
■ Variedade: é importante comer diferentes tipos de alimentos pertencentes aos diversos grupos; a qualidade dos alimentos tem que ser observada.
■ Moderação: não se deve comer nem mais nem menos do que o organismo precisa; é importante estar atento à quantidade certa de dos alimentos para cada pessoa.
■ Equilíbrio: quantidade e qualidade equilibradas; o ideal é consumir alimentos variados com qualidade, respeitando as quantidades de porções recomendadas para cada grupo de alimentos. Ou seja, “comer de tudo um pouco”.
Nossa sociedade se preocupa muito com o peso e as pessoas acabam inventando várias dietas malucas para emagrecer. Isso não significa que todas essas dietas são boas para a saúde, pelo contrário, podem ser muito prejudiciais. As chamadas “dietas da moda” são geralmente restritas a um ou vários tipos de nutrientes. E também não serão equilibradas e nem personalizadas.
Veja algumas das desvantagens em aderir a qualquer dieta.
• diminuição do rendimento físico
• sobrecarga do organismo
• deficiências nutricionais
• desidratação
• desmaios
• problemas cardíacos e outras doenças.
Um ponto importantíssimo a se considerar é que as dietas muito restritivas e com pouquíssimas calorias podem provocar graves distúrbios alimentares, como anorexia nervosa e bulimia.
A chave é comer alimentos nutritivos e saborosos em quantidades recomendadas para se obter uma dieta que apresente todos os nutrientes essenciais, é o combustível para o bom funcionamento organismo.
Saiba os segredos da alimentação nutritiva, fácil e saborosa:
– Compre alimentos na feira: além de ser um belo passeio, escolher a qualidade de seus alimentos irá te incentivar a consumir o que realmente necessita. Frutas, verduras, legumes in natura. Também poderá comprar ovos, peixe, frango, carne mais frescos.
– Utilize sal, açúcar e gordura com moderação: precisamos de quantidades mínimas desses ingredientes sem que alterem o real sabor e o valor nutricional dos alimentos. O uso excessivo de alguns desses ingredientes poderá ser um gatilho para desenvolver algumas doenças crônicas como: hipertensão, diabetes e colesterol alto.
– Evite alimentos processados, embutidos e fast foods: os ingredientes e métodos de fabricação usados nesses alimentos são totalmente prejudiciais a saúde. Alto índice de gorduras saturadas, sódio, açúcares, conservantes, corantes são apenas alguns ingredientes que irão deixar sua dieta desbalanceada e ainda fará correr alguns riscos ao longo da vida como por exemplo desenvolver a obesidade e até mesmo o câncer.
– Hidratação: nosso corpo contém aproximadamente 65% de água. A água ajuda na hidratação da pele além de auxiliar no meio de transporte de algumas vitaminas hidrossolúveis como por exemplo, vitamina C, B1, B2, B6 e B12.
Comer bem é fácil e saboroso, estamos juntos nessa jornada…
Se quiser saber mais sobre esse tema, entre em contato conosco.
Elisangela Marques Lima
Nutricionista
CRN – 3 57036