Já não é mais novidade que praticar atividade física faz bem à saúde, certo?! Imagine se você se libertar do espaço fechado nas academias e dedicar mais momentos saudáveis para praticar atividades físicas ao ar livre?

Tanto para quem não gosta das academias quanto para quem não tem tempo para investir no deslocamento, optar pela prática de atividades físicas ao ar livre pode ser uma opção bastante benéfica. Descubra as principais diferenças e saiba por que vale a pena escolher um ambiente externo para fazer exercícios.

1. Praticar atividades físicas ao ar livre proporciona maior contato com a natureza

A conexão com a natureza é algo que pode ser incrível para o seu dia a dia. Só de estar em um ambiente natural você consegue aliviar as suas tensões. Ao respirar ar puro e ouvir os sons da natureza, você combate rapidamente o estresse. É o que diz a pesquisa científica realizada pela Universidade de Sussex, na Inglaterra.

O contato com a natureza age de forma positiva em todo o seu organismo, equilibrando mente e corpo. Logo, praticar atividades físicas ao ar livre pode ser mais prazeroso e menos opressor do que a obrigação de ir à academia todos os dias.

2. Oportunidade de fazer contato social

Vivemos em um mundo altamente tecnológico e, sem percebermos, isso acaba nos isolando um pouco das pessoas do nosso convívio. Praticar atividades físicas ao ar livre pode ser uma grande oportunidade de aumentar os contatos sociais, observar outras pessoas, conhecer gente nova e até mesmo fazer boas amizades.

Você pode engajar em uma turma de vôlei na praia, por exemplo. Ou colocar o papo em dia com aquele amigo que não vê há tempos enquanto caminham no parque.

3. Aumenta os seus níveis de atenção

Se você tem dificuldades de se concentrar em uma atividade, saiba que o meio ambiente pode te ajudar bastante. É isso que mostra um estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. Um passeio de 20 minutos ao ar livre poderá melhorar os seus níveis de atenção.

Fazer exercícios no meio ambiente, respirando ar puro, possibilita mais foco naquilo que está acontecendo no tempo presente. Reduz a fadiga e libera sua mente de pensamentos negativos e outras preocupações.

4. Maior absorção de vitamina D

Outro dos benefícios de praticar atividades físicas ao ar livre é a absorção de vitamina D pelo seu organismo. Isso porque a exposição ao sol é a maior fonte dessa vitamina.

A vitamina D é responsável pela prevenção de doenças autoimunes, também alivia os distúrbios psicológicos e neurológicos. Fornece mais força muscular e ainda garante o equilíbrio mineral ao organismo.

5. Os resultados podem ser melhores

Por ser um treino agradável, que gera mais disposição e motivação por conta dos benefícios já citados acima, é possível que a prática de atividades físicas em um ambiente externo melhore os seus resultados.

Isso acontece porque aquela sensação de “cair na rotina” será bem menor, já que todos os dias você estará em contato com pessoas e situações diferentes.

A natureza pode ser a sua melhor amiga na hora de praticar suas atividades físicas! Reserve um momento para aproveitar o que os ambientes externos têm para lhe trazer de bom.

O que achou de conhecer tantos benefícios? Deixe aqui seu comentário, com dúvidas e opiniões.