O incentivo à prática de uma atividade física está cada vez mais presente em nosso cotidiano e vale dizer que esse estímulo é, de fato, muito importante. O hábito favorece uma maior qualidade de vida, evita doenças e melhora nossa autoestima.

Porém, inserir uma rotina de atividades físicas em nosso dia a dia vai gerar mudanças em nosso metabolismo e exige maiores esforços do nosso corpo. Por essa e outras razões, a prática não é indicada sem que antes a pessoa passe por um checkup.

Entenda a importância de fazer um checkup antes de iniciar a prática de atividade física, a partir da leitura deste post.

A preocupação com o coração

Antes de começar a prática de uma atividade física, sua maior atenção e preocupação deve ser com o seu coração. O sistema cardiovascular é um dos mais exigidos com os exercícios, seja qual for a prática escolhida por você.

Ao fazer um checkup, os exames podem indicar se existe algum risco. O médico pode solicitar até mesmo alguns exames cardiológicos específicos, para saber se você é uma pessoa apta a começar desde já a fazer exercícios. Muitas vezes quem sofre de algum problema no coração sequer sabe disso, e durante a prática de atividade física poderá sofrer uma parada cardiorrespiratória ou até um infarto.

São indicados pelo médico, nesse caso, os testes ergométricos para avaliar a pressão arterial e os batimentos cardíacos; um eletrocardiograma, para registrar a atividade elétrica do seu coração (podem ser identificados problemas como sinais de isquemia e alterações no ritmo cardíaco); também um ecocardiograma, que avalia a forma do coração e entrega diagnóstico de malformações, sopros, entre outros contratempos.

A avaliação da intensidade da sua atividade física

Cada pessoa exibe um metabolismo diferente. Por isso, a prática de qualquer atividade física e sua devida intensidade deverá ser recomendada e avaliada em um checkup. A checagem geral de saúde traça um perfil metabólico do indivíduo e, a partir daí, é possível verificar as indicações de intensidade, tempo de exercício e período de realização.

Sem o monitoramento, a pessoa pode acabar fazendo mais esforços do que poderia, o que pode ser prejudicial ao invés de benéfico à saúde. Se existir alguma doença silenciosa, é plausível que os riscos de complicações aumentem.

O acompanhamento é fundamental

Além da avaliação prévia com o checkup, é conveniente que seja realizado um monitoramento que acompanhe a prática de atividade física no período. Além das ocasionais complicações que possam surgir, há o risco também de lesões nas articulações e/ou musculares, devido à prática indevida de algum exercício.

Nesse caso, o acompanhamento de um profissional de educação física e até mesmo de um personal trainer é indicado. Esse processo pode ser feito individualizado e/ou personalizado.

Portanto, a avaliação médica e o acompanhamento de um profissional de educação física são partes essenciais para quem já pratica e os que desejam iniciar qualquer tipo de atividade física, seja iniciante, seja intermediário, seja profissional. Pode ser perigoso exigir os melhores desempenhos do nosso corpo, sem antes verificar nosso verdadeiro potencial e possíveis fatores de risco.

Para que a sua qualidade de vida esteja garantida, e os benefícios de uma atividade física segura sejam realmente sentidos, realize um checkup! Você verá que os resultados farão toda a diferença em sua vida.

Entendeu a importância do checkup? Ainda tem alguma dúvida que precise esclarecer conosco? Deixe aqui o seu comentário, com perguntas ou opiniões!