“Envelhecer” ainda é um verbo que assusta muita gente. Seja pelo medo simplesmente de ficar mais velho, seja pela vontade de chegar à terceira idade com mais saúde. De acordo com matéria da revista Exame, um grupo de cientistas confirmou que de fato o exercício físico pode ajudar no rejuvenescimento das células do corpo humano.
Mas qual seria o melhor exercício físico para retardar o envelhecimento? Continue a leitura e saiba as melhores opções para ajudar você a ter uma vida mais saudável, retardando o envelhecimento de seu organismo.
As células mais importantes para retardar o envelhecimento
As células apresentam uma estrutura chamada telômero, que auxilia a conservar o cromossomo estabilizado e impede o desgaste do seu material genético. Toda vez que uma célula se reproduz, esses telômeros encolhem, ou seja, diminuem de tamanho. Quanto mais eles diminuírem, mais “envelhecida” será uma pessoa.
Outros elementos celulares de papel importante no envelhecimento são as mitocôndrias e os ribossomos. Estes últimos são os responsáveis pela produção de proteína das suas células; já as mitocôndrias, são as responsáveis pela respiração celular (que é um processo essencial para que as células possam obter energia).
Mas onde entra aí o exercício físico? Com o passar dos anos, essa capacidade de geração de energia é abrandada nos seres humanos, e é com os exercícios frequentes que esse quadro pode ser revertido.
Os exercícios muito leves não bastam
Quem exibe sinais de envelhecimento mais evidentes normalmente são pessoas com um estilo de vida mais sedentário. Isso porque ter um estilo de vida mais saudável retarda o desgaste das células. Se a sua primeira missão for sair do sedentarismo pode-se apontar que os exercícios leves praticados duas vezes por semana ajudarão você. Porém, não serão suficientes para retardar o envelhecimento.
Para que os telômeros não sejam encurtados, e a geração de energia não seja comprometida, a Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição (do Centro de Controle e Prevenção de Doenças) diz que os homens precisam de exercícios cinco vezes na semana (pelo menos durante 40 minutos) e mulheres, todos os dias (pelo menos 30 minutos).
O investimento em exercícios de alta intensidade
São os exercícios de alta intensidade que proporcionam mais vantagens no que diz respeito ao envelhecimento biológico. O benefício dos exercícios mais intensos é o de obter um rejuvenescimento de alguns anos em relação à sua aparência atual.
A musculação é um ótimo exercício. Estudos recentes comprovam que a musculação é o exercício mais eficaz para a saúde funcional no envelhecimento. Uma boa alternativa é alternar e combinar exercícios de força com cardiovasculares.
Lembre-se de que além dos exercícios físicos, ter um estilo de vida saudável potencializa os resultados para uma melhor qualidade de vida e seu rejuvenescimento. Portanto, alimente-se com alimentos saudáveis, tenha boas horas de sono, pratique meditação, mantenha o corpo hidratado, controle o estresse e ansiedade. Essas são algumas orientações para você possa rejuvenescer com muito mais saúde e funcionalidade!
Reprograme seu estilo de vida.
Chegou a hora de investir na sua saúde mental e física fazendo exercícios físicos diariamente.
O que achou desse post? Tem alguma dúvida que queira esclarecer? Deixe seu comentário aqui no blog.