Muitas pessoas consideram investir nas sessões de fisioterapia apenas quando sofrem algum acidente, cirurgia ou quando indicados por um médico. Mas na verdade a fisioterapia é eficaz e muito importante em vários aspectos da vida, inclusive para a correção de problemas posturais e prevenção de lesões.
Saiba o melhor momento de procurar um fisioterapeuta. Leia o post abaixo.
Em casos de lesões ou fraturas
Esses cenários acima, de fato, são os momentos mais indicados para procurar um fisioterapeuta. Normalmente, os encaminhamentos são feitos pelos médicos após o diagnóstico e o período em que o paciente necessita de repouso.
Muitos traumas diagnosticados por médicos só podem ser tratados por um fisioterapeuta. Esse é o profissional que garantirá uma recuperação adequada e com funcionalidade. Inclusive, os atletas podem buscar a fisioterapia como uma forma de prevenir possíveis lesões musculares e ósseas.
Se você estiver buscando uma melhor postura
Assim como o Pilates e o RPG, a fisioterapia convencional também pode ajudar você a corrigir problemas posturais. E você pode procurar um fisioterapeuta especializado, sem precisar de um encaminhamento médico prévio.
Grávidas também devem procurar um fisioterapeuta para acompanhar sua gestação com exercícios posturais, respiratórios e para o parto além de adaptar sua rotina diária.
Para controlar a respiração
Isso mesmo! Quem sofre com os problemas respiratórios pode e deve procurar um fisioterapeuta para ajudar. A fisioterapia é excelente para a recuperação de doenças respiratórias, como a pneumonia e a bronquite.
As sessões irão te ensinar a respirar com eficiência e controle para assim viver com mais qualidade de vida. O controle da respiração tem se mostrado eficaz no tratamento de ansiedade e depressão.
Dores musculares ou nas articulações
Estudos comprovam que mais de 80% das pessoas convivem com algum tipo de dor.
As dores musculares incomodam e atrapalham muito a vida das pessoas. E muito mais quem pratica exercícios físicos e atividades que necessitam de mais movimentos. As práticas manuais terapêuticas exercidas pelo fisioterapeuta pode ser uma ótima solução para essas dores.
Dores nas articulações, como por exemplo as bursites, também devem ser tratadas por um fisioterapeuta. Uma das condutas desse profissional é tratar analgesia local além de ajudar a descobrir a causa para tal dor e orientá-lo a mudar seus hábitos e ter um novo estilo de vida sem dor ou limitação.
Se você tem problemas para dormir
O tratamento da insônia pode ser um bom motivo para você procurar um fisioterapeuta. Os especialistas podem ajudar você nas questões que estão prejudicando o seu sono, como a síndrome das pernas inquietas, os problemas de bruxismo, má postura ao dormir e até mesmo colchões e travesseiros inadequados.
Para quem tem incontinência urinária
A fisioterapia também pode ajudar nos problemas do aparelho urinário. Nesse caso, é indicado procurar um fisioterapeuta uroginecológico. O tratamento inclui exercícios específicos de fortalecimento para a região afim de atenuar e até mesmo eliminar o problema.
Na recuperação de procedimentos cirúrgicos
Em qualquer procedimento cirúrgico, o auxílio da fisioterapia está relacionado a uma boa recuperação.
Nas cirurgias ortopédicas a fisioterapia é de extrema importância. O papel do fisioterapeuta faz toda a diferença no pré e no pós- cirúrgico. Recuperar a funcionalidade e retornar para as suas atividades diárias é o foco dessa reabilitação.
Como você pode ver, a fisioterapia é uma área muito importante e que se harmoniza totalmente à nossa qualidade de vida, evitando problemas mais sérios no futuro.
Gostou de saber mais sobre a fisioterapia? Deixe aqui o seu comentário!