Anualmente presenciamos o aumento da expectativa de vida. Devido a inúmeros fatores, como por exemplo o avanço da medicina para o controle de doenças e o aumento na distribuição de recursos.

O fato é que com este prolongamento, precisamos pensar na manutenção de nossas funcionalidades e  autonomia como indivíduo, para viver com uma melhor qualidade de vida e como sociedade.

Isso inclui cuidar de nossa capacidade física e psicocognitiva. Para que na boa idade estejamos satisfeitos com nossas vidas, produtivos e capazes de preservar as relações e a geração de renda.

Nesse contexto, diversos estudos apontam que o imprescindível é realizar atividades físicas regularmente. Obviamente devemos também manter atividades para estimular o cérebro, mas um estudo da Universidade de Edimburgo, na Escócia, comprovou através  que atividades mentais e intelectuais como leitura, palavras cruzadas, etc., não foram tão benéficos para a preservação do cérebro.

Os melhores resultados de preservação e  da retardação do encolhimento cerebral foram obtidos com o grupo mais ativo, aumentando assim a importância da prática regular de atividades físicas.

Precisamos estar atentos que a disfunção cognitiva é o grande desafio à manutenção da funcionalidade , pois com ela nos envolvemos menos socialmente, diminuímos a realização de atividades individuais. Aumentamos o tempo de realização das tarefas, e a dificuldade de agir e de nos divertir.

O controle cognitivo é o que permite ao ser humano interagir com o ambiente. Com a idade a performance diminui e perdemos memória, poder de argumentação, independência…

E não para por aí.

Você já havia parado para pensar nisso?

Por isso é necessário iniciar a mudança imediatamente. Quanto antes começar a se cuidar, melhor serão os seus resultados!

Vamos juntos construir o seu futuro?

A equipe da Prevent Fit te ajudará com as melhores estratégias para que você possa viver plenaMente a sua melhor idade!